terça-feira, 10 de março de 2009

O poder da "faixa de pedestre".

Sabemos que realmente as faixas de pedestres não possuem poder algum sobre os condutores e claro, os pedestres já nem acreditam nelas (se é que já acreditaram!!!). Essa é uma cruel realidade de São Paulo e de outras Megalópolis do Brasil. Uns números curiosos revelam que morrem por atropelamento algo como 2 pessoas por dia para cada 100mil habitantes... 734 mortos no ano de 2006 para o mesmo grupo (de 100mil)... Então, se tua cidade tem 100mil habitantes, pelo cálculo, morrem 734 conterrâneos por ano. Se tua cidade tiver 11MILHÕES de habitantes (a minha cidade!), o número de vítimas ultrapassa os 80mil vizinhos.
Mas vamos deixar esse números de lado e vamos voltar a falar sobre o poder que a faixa de pedestres deveria ter sobre os condutores, que ainda sabemos que é quase nenhum! mas vou falar de lugares em que as listas brancas sobre o asfalto são tão seguras para os pedestres como caminhar nas calçadas (ou passeios públicos) e são como paredes para os condutores. Não pense que vou me referir aos países da Europa ou dos EUA, tão pouco das cidadezinhas interioranas onde um "louco" (assim são chamados aqueles que param para o pedestre) ou outro para gentilmente o carro antes das faixas.
No meu cotidiano profissional, faço inúmeras visitas a grandes industrias por este mundão a fora. Já caminhei pelas ruas da Usiminas, Gerdau, Embraer, Scânia, Mercedes Benz, Ford, VW, GMB, Alcan, Cosipa, Renner, AES-Tietê, Furnas, Honda, Ford Hermosillo, VW C
olonia, AutoEuropa, Siemens, ABB, e muitas outras. Todas elas com grande parque industrial e uma coisa em comum... o respeito pelas regras de trânsito e principalmente quanto ao uso e respeito a faixa de pedestres. Não se vê cidadão algum atravessando as ruas fora das faixas, não se vê condutor algum avançando sobre os pedestres.
Curiosamente, esses cidadãos, sejam eles pedestres ou condutores, são os mesmos cidadão que ao passarem portão a fora dessas industrias passam matar e morrer no trânsito.
Então qual é a diferença???

Simples... dentro dessas propriedades privadas a regras são claras e o não comprimento delas podem valer de uma simples advertência até a demissão sumária e elas(as regaras) são rigorosamente obedecidas.

O que concluímos é que o poder privado possui mais autoridades sobre os cidadãos do que o poder público!!! Sendo assim... se privatizarmos o poder público tudo passa a funcionar??? Talvez, mas sabemos que essa não é a solução e ela nunca acontecerá... O que nos falta é simples... EDUCAÇÃO, o respeito pelo "vizinho" e claro, por si próprio.

Rogério Queiroz
NEQTAR

A história das coisas

Vejam este video... ele fala por si claro...
Pense no assunto.


Rogério Queiroz
NEQTAR