Uma Suzuki GSX400F Bandit.
Uma tetra cilíndrica 16 válvulas com refrigeração líquida, 50CV, duplo disco flutuante na dianteira e disco simples na traseira. Um motor que zuncava os seus 18000RPMs.
Uma delícia de moto urbana, rápida, leve, esperta.
Por causa dela, eu sempre achei que tivemos no Brasil, uma lacuna no mercado motociclistico.
Há imensas versões de motos de 125cc, vieram as 200cc, 250cc e agora as 300cc e depois disso salta-se para as 600cc, 650cc, 750cc, 835cc, 900cc, 1000cc, 1200cc e 1300cc, etc, etc.
Entre as recém-chegadas 300cc (reias 291,6cc) da Honda e as 600Hornet ou 650Bandit temos somente a ultrapassadíssima GS500 da Suzuki. Até a Kawazaki lançou a sua 250cc!!! Carinhosamente chamada de Ninjinha.
Existe lá fora, uma série de modelos Naked de 400cc que fazem grande sucesso e eu gostaria muito de saber porque elas não chegam aqui.
Vejam alguns modelos:
Suzuki Gladius 400
Honda CB400 super four
Yamaha XJR400 R
Não devo entender nada desse mercado. Porque que os estrategistas das principais marcas no Brasil acham que essas motos não venderiam aqui?
Trouxeram algumas velharias como a GS500 e a CB500 e é claro, coisa velha fora de séria ninguém quer!
Velharia por velharia a Kawazaki ER5 e a Honda NTV650 seriam melhores, pelo menos eram mais modernas que as que vieram, pois a ER5 é muito bonita e a NTV pra além de ser uma Bi-cilíndrica em V era dotada de uma eficiente suspenção traseira mono-braço.
Kawazaki ER5
Honda NTV650
Bem, são apenas opiniões.
Rogério Queiroz
NEQTAR