terça-feira, 7 de abril de 2009

Nem tudo está perdido

"Nem tudo está perdido". A frase é conhecida, mas tem seu fundo real.

Dia 2 eu estava em Ipatinga a trabalho e tinha o retorno marcado para as 18:00 num voo da Trip com destino a Pampulha (BH), de lá eu seguiria de taxi para Confins onde eu pegaria um voo para São Paulo.

Cheguei por volta das 17:00hs no imenso aeroporto da Usiminas, ele é tão grande, mas tão grande que faz até inveja a mercearia do Seu José lá da vila... hehehehe.

Bem, brincadeiras a parte, quando lá cheguei, fui logo fazer o Check-in e fui informado que o voo estava antecipado em 15 minutos e portanto, eu deveria logo me dirigir a sala de embarque. Eu fiquei muito surpreso com isso, afinal, quantas vezes na vida um voo pode estar com horário antecipado???
Segui as orientações e fui para a sala de embarque, sentei e lá fiquei a espera... a espera... a espera... o horário antecipado estourou e continuei a espera... a espera... o horario normal estourou também e eu lá, a espera. Passados alguns minutos o anúncio do atraso (claro!), atraso previsto de uma hora. Fiz logo umas contas rápidas e concluí que com esse atraso eu não conseguiria pegar o outro voo de Confins a São Paulo e fui logo fazer queixinhas no balcão da Trip. Os Atendentes informam quem a Trip não se responsabilizar por seus atrasos. Gente!!! como não??? Então os horários foram criados para que?
Eu mantive a calma, solicitei que me fornecessem os 0800 (SAC) da Trip e a atendente diz que eu conseguiria entrar em contato com o SAC pelo site www.blablabla...com.br. Eu fiquei pensando, "acho que essa doida está tentando me procovar!" e perguntei educadamente - "onde eu entro na internet nesta pinguela de aeroporto? aí dentro, no seu computador?" Acho que ela se tocou e me passou o número do SAC.
Neste meio tempo, eu liguei para minha esposa e pedi para que ela entrasse em contato com a ANAC para pedir algum tipo de orientação. Então era eu no SAC da Trip e ela na ANAC.
Bem, âmbas as ligações tiveram o mesmo resultado, tanto o SAC como a ANAC afirmaram que eu deveria ser compensado pelo atraso, seja por acomodação em hotel ou em outro voo, não importa, a equipe da Trip de Ipatinga tinha a obrigação de achar a melhor solução para amenisar os efeitos do atraso. Uma vez orientado, retornei ao balcão para solicitar os meus direitos mas não... o pessoal voltava a afirmar que não são responsáveis por nada e que tanto o SAC (dá prórpia empresa) como a ANAC estavam equivocados. Acridita?
Depois de muito bate-boca e telefonemas o dito cujo do avião resolve aparecer e lá segui correndo para o embarque, mas não saí de lá vencido não!
Minha esposa havia me passado o nome da pessoa da ANAC a qual eu deveria procurar assim que eu chegasse em Pampulha e assim o fiz. Lá eu fui prontamente atendido pelo Sr. Mata (a pessoa indicada) que para além de muito simpático mostrou-se muito prestativo e me levou diretamente ao balcão da Trip de Pampulha para me apresentar ao responsável regional da empresa que imediatamente apresentou-me uma proposta indecorosa... Taxi para Confins, acomodação em outro voo (de outra companhia) e taxi de Campinas até São Paulo, tudo, absolutamente tudo por conta da Trip. "Uaauuuuu!!!!" pensei eu.
Enquanto esse cidadão preparava toda a papelada o Sr. Mata explicou-me como isso foi possível pois ele fez uma investigação sobre o atraso do meu voo. Acontece que, segundo ele, o meu voo estava no horário mas a aeronave foi desviado para atender a outro voo que teve sua aeronave quebrada mas que possivelmente teria dentre tantos, algum importante passageiro. Bem, isso não pode, é ilegal e a sanção parece ser grande. Acho que a Trip não queria ser sancionada!!!

Com esta postagem quero dizer que realemente nem tudo está perdido, não sei bem o que funcionou melhor, se foi a boa disposição daquele membro da Trip, se foi o Sr. Mata ou se foi a ANAC, mas certamente minha indignação e busca pelo que é meu por direito é que fez tudo dar certo.

Rogério Queiroz
NEQTAR