segunda-feira, 25 de maio de 2009

Colapso de sacolinhas.

Já faz alguns meses que eu adotei o uso das sacolas (destas de feira) para fazer as compras semanais, ou seja, não pego sacolinhas plásticas e ainda ganho descontos e pontuações nos super-mercados. Legal né?

Estrategicamente comprei 3 sacolas, uma fica no meu carro, outro no carro da minha esposa e um terceiro em casa para quando vou ao mercado a pé. Para não dar erro, sempre que uso as que estão num dos carros, eu as deixo ao pé da porta do apartamento depois de esvazia-las.


Enquanto os
mercados brigam para saber a quem atender, se ao cliente que exige sacolas mais resistentes ou a outros que exigem a bio-degradação eficiente, eu vou deixando elas de lado.


Outro hábito é de utilizar sacos de lixo (os pretos) somente para o chamado lixo comum (ou orgânico) e também o lixo "higiênico", aquele do banheiro (papel higiênico, absorventes, cotonetes, etc). As Sacolinhas de supermercado destino ao lixo reciclável e nessa até a própria sacolinha vai pra reciclagem. Parece um esquema bom e assim tenho feito.
Dessa forma, acabei descobrindo que gero pouco desperdício pois um saco de lixo comum dura uma semana, só levo o lixo "pra fora" quando o lixo enche ou quando jogo algo que resulta em péssimo odor (Ex. Peixe) ou as sextas-feiras e normalmente tem sido as sextas mesmo e muitas das vezes com o saco "meio vazio".

Esta semana, depois de esvaziar uma caixa (TetraPak) de suco, eu fui ao meu puxa-saco e me surpreendi ao encontra-lo vazio.
Caramba, o esquema ecológico provocou um colápso momentânio lá em casa.
Meu HD entrou em Looping e eu não sabia o que fazer!
Respirei fundo, reiniciei o sistema, joguei a embalagem
dentro do tanque e pensei... amanhã vou ao mercado e
consigo algumas sacolas. No dia seguinte lá estava eu,
chegando em casa com novas compras semanais,
ajeito as coisas nos seus devidos lugares, as frutas pra
geladeira, os biscoitos para o armário e o sabão em pó
para a área de serviço e quando chego lá encontro o
tanque transformado num deposito de recicláveis, mando
a mão para a testa pois percebo que eu havia esquecido
das sacolinhas e as compras vieram na sacola de feira
automaticamente.
Ohhhh situação!!!
Bem, pus-me a frente da TV mas minha cabeça não se fixava aos programas e sim na tragédia que minha vida se tornou por falta das sacolinhas, hehehehe.

Esta manhã, coincidência ou não, o jornal matutino apresenta uma matéria exatamente sobre isso, dicas de uso das sacolas retornáveis e dos problemas no uso das sacolinhas, da centena de anos par a decomposição delas e da quantidade astronômica destas benditas sacolinhas que que hoje deitamos ao lixo.
A matéria não dá alternativas as sacolinhas quando o assunto é o lixo. Devemos voltar aos latões que foram abolidas por questões de saúde pública (era o que se falava na época!)???
Devemos jogar o lixo em sacos de papel reciclável?
Os Sacos pretos "bio-degradáveis" desaparecem da natureza em apenas 70 anos e não em longos 100 anos como as sacolinhas.
Uma embalagem TetraPak, composta por até 7 camadas de materiais diferentes, entre eles o Polietileno e o alumínio que não podem ser separados, se jogados a natureza, levam ao menos 300 anos para se decomporem.
São consumidos 1.000.000 de metros cúbicos por ano de óleo lubrificante automotivo. Esse óleo novo substituí o velho que por muitas vezes é devolvido a natureza e o óleo leva milhares de anos para ser absorvido.

Ninguém consegue mexer com esses monopolistas e o problema está na sacolinha! sei!

Aprendi na escola que "na natureza, nada se cria, tudo se transforma", sendo assim, as matérias poluentes são frutos da própria natureza... NATUREZA MÁ!!!!

Rogério Queiroz
NEQTAR

Nenhum comentário: